0

QI's

Posted by Blogueira on 11:22 in , ,

Cada vez mais eu me convenço de que, para alcançar o sucesso, é preciso conhecer e, mais que isto, fazer amizade com a pessoa certa. É aquele famoso “QI”, que não significa mais o ‘quoeficiente adquirido’ de um indivíduo, mas, sim, ‘quem indica’. Os brasileiros, em especial, têm esse perfil, não muito elogiável do meu ponto de vista. É daí que surge o nepotismo que todos conhecem e criticam. E o muito conhecido, mas não tão condenável, coleguismo. “Vou colaborar com fulano, afinal ele é meu colega”, é o que muitos fazem por aí.

Era o tempo em que esforço e dedicação resultavam em conquistas. Napoleão Bonaparte costumava dormir em cima dos mapas para alcançar vitórias em suas batalhas. Hoje, dormir em cima de livros, significa adquirir conhecimento, mas poderia significar muito mais: um bom cargo, por exemplo.Também não posso esquecer que Napoleão Bonaparte não era brasileiro.

Talvez os meus desabafos sobre honestidade e capacitação não cheguem a lugar algum, mas não é minha intenção que cheguem. Certamente, será apenas mais um texto que trata de injustiças. Mas talvez um dia o país caminhe em direção ao que se espera sobre justiça e comprometimento. Talvez um dia eu monte uma empresa e não contrate meus colegas e, sim, pessoas capacitadas que possam fazer a diferença ou apenas o seu papel no cargo que exercerem.

Por enquanto, fico apenas com a fala de Napoleão de que “Muitas batalhas são ganhas pela simples lembrança de guerras perdidas”. E quem sabe amanhã eu não faça parte desse amplo conjunto de “QI”'s mundo afora? Quem sabe eu não fique eternamente grata por alguém ter me dado uma forcinha? Quem sabe eu não indique alguém e alguém me seja eternamente grato? Afinal, vivo no Brasil e o que preciso esquecer é de cantar o eterno refrão “Que país é esse?” que fica martelando minha cabeça.


Imagem: Google


Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates