14

Sim a Monteiro Lobato!

Posted by Blogueira on 19:42 in

Fiquei impressionada e constrangida ao saber que o Conselho Nacional de Educação quer banir uma das fábulas de Monteiro Lobato das salas de aula. A acusação é de que a fábula possui conteúdo racista.

Não há adjetivos verbais que sejam compatíveis com minha revolta diante desse fato. Afinal, o que fica evidente na obra de Monteiro Lobato é a sua preocupação com questões raciais.

Aprendi que a Literatura é aberta. Sendo assim, cabível de diversas interpretações. Castrar o direito de interpretação dos jovens e crianças brasileiras é castrar a imaginação. Castrar o direito de saber e ler o autor que ocupa lugar significativo na construção de leitores de diversas gerações.

Chegou o momento de o Brasil se preocupar, verdadeiramente, com a educação. Mas não proibindo Monteiro Lobato e, sim, investindo em professores e infraestrutura. Só assim o país terá uma educação, politicamente, correta.

Espero, em uma visão muito particular, que o Conselho Nacional de Educação repense sua atitude e que não bloqueie um dos maiores gênios da Literatura Brasileira. Acredito que não há motivos para regredir. O país, na última década, tem caminhado para o progresso. Que se faça valer, pelo menos, uma das palavras transcritas na bandeira, já que a ordem ainda vai demorar um pouco.



"...Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a ideia de não desagradar ou chocar ninguém… Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver, cadeia, forca, exílio." (Monteiro Lobato)



(Imagem: Google)


14 Comments


Que absurdo!

Uma das imagens mais importantes da literatura nacional sendo censurada?

pqp hein, sacanagem

Belo blog, parabéns.
Muito sucesso!
Depois dá uma passada no meu: http://fuckingweblog.blogspot.com

Até.


Pois então. Tenho verdadeira Paixão por Monteiro, desde muito novo.
Acompanhei este fato (o citado) e confesso que fiquei muito chateado.
Por vários fatores, mas o maior deles, por ser esta atitude uma tentativa de varrer pra debaixo do tapete o "rebuliço" que é a educação que temos disponível.
Eu não credito que o desenrolar desse processo será negativo não. Se formos (o Estado) o mínimo possível coerentes, saberemos discernir as coisas.
Seguindo.
http://sobreasvelhascoisas.blogspot.com/


muito bom o post,
acho que proibir determinadas coisas não mudam nada, é como você disse tá na hora de investir na educação e não na proibição, por que só com educação agente vê o que é melhor pra gente!!

e que bela frase de Monteiro Lobato no final do post


Fiquei igualmente revoltado. Acho um absurdo ensinarem tantas coisas esdrúxulas e, no caso de algumas escolas, permitirem funk em sala de aula, e agora virem com essa de que "Monteiro Lobato não é apropriado". Brincadeira!

Abraço! ;)

http://anpulheta.blogspot.com


O Que???????

Como assim???

Monteiro fez parte de minha infância e ainda hoje o leio.
É um absurdo usar essa "censura deslavada" nos tempos de hoje.
Talvez haja alguém no Conselho Nacional de Educação precisando voltar à escola pra quem sabe entender um pouco de interpretação!


Sério mesmo isto?
Que coisa mais sem nexo!
Também não vejo referências das que mencionam para a censura, sem falar que há tantas outras coisas com que se preocupar no quesito educação nacional....

;P


Tinha era que banir essas pessoas que trabalham pela educação desse país, com um raciocínio tão retrógado, a ponto de fazer algo assim.


Nossa, que revoltante!

Monteiro Lobato deveria ser compulsório nas escolas. Acho que quem está propondo este despautério nunca abriu uma de suas publicações para ler!

Pasma mesmo!!

Abraços da Aprendiz!


Já tinha lido uma matéria sobre isso. É simplesmente lamentável.
São coisas que não dá para entender, ou, sei lá, até dá pra entender sim.
Sabe, são pessoas que querem ter seus 5 minutos de fama, não tem porra nenhuma para fazer e então inventam uma bobagem como essa.
Abraço e bom domingo


ah nem tenho o que falar diante de um absurdo desses!!!!!!!!!!!!


FALA SÉRIO! TEM MAS QUE CENÇURAR MEISMO!! MONTEIRO LOBATO É XATÃO, USA UM MONTE DE PALAVRAS QUE NINGUÉM CONHESSE. CREPUSCULO É MTO MELHORRR!


Como professor da rede publica estadual de SP não estou nada surpreso com essa atitude. Tudo faz parte do curriculo "basico" proposto ao alunos. Retirar Monteiro Lobato é uma atitude absurda dentre tantas outras. Nas entrelinhas, o que se diz é: o aluno que "corra atras" de prejuizo, pois a escola deve fornecer educação básica. Assim, se ele nunca conhecer Monteiro Lobato na escola, tudo bem: por conta propria, um dia, ele conhecerá. Duvido que as escolas da elite compactuem dessa decisão.


Tem mais é que banir mesmo, ele era racista.

Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates