0

Enxurrada de adversativas

Posted by Blogueira on 22:21 in
Um fenômeno interessante que as eleições trouxeram para as redes sociais foi a enxurrada de orações coordenadas sindéticas adversativas. Ora! Eu e essa minha mania de ler nas entrelinhas os discursos preconceituosos, racistas e, na melhor das hipóteses, com ares de certa superioridade...
Colhi várias dessas orações e, com certeza, futuramente, serão trabalhadas em sala de aula. Acredito na importância de estimular os alunos a refletirem sobre exemplos como: “Não tenho nada contra gays, porém.../ Acho que os professores têm que lutar por seus direitos, no entanto.../ Não estou falando que quem vota em determinado candidato é burro, mas.../ Acho que sou a favor das cotas em universidades, contudo...” Mais do que prestar atenção no que as pessoas escrevem ou dizem, é preciso observar a quem elas tentam convencer, se a si mesmas ou aos outros.
É válido observar o posicionamento que tomamos e nossas ações. Claro que em um texto devem aparecer esse tipo de oração, mas neste momento estou falando do discurso (das entrelinhas...). O que as pessoas expressam por meio de palavras costuma dizer muito sobre elas, assim como a gestualidade, o modo como se relacionam, a maneira como se vestem etc e tal. No meu caso, prefiro observar o sentido implícito em cada contexto.

Para relembrar: De acordo com a gramática normativa de Pasquale e Infante (2001), “Orações coordenadas sindéticas adversativas exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. A palavra adversativa é da mesma família de adversário, que, como você sabe, significa opositor. A conjunção coordenada adversativa típica é ‘mas’; além dela, empregam-se ‘porém, contudo, todavia, entretanto’ e as locuções ‘no entanto, não obstante’.”

Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates