5

A arte de tolerar requer mais do que prática, requer treinamento mental

Posted by Blogueira on 14:21 in ,

Dizer frases bonitas, postar textos em redes sociais, incentivar alguém a ter uma boa atitude e postura perante a sociedade, tudo isso, é simples, qualquer um pode fazer. Difícil é agir. Difícil é praticar o que se prega. Mas não impossível, embora eu acredite que, além da prática, seja necessário treinamento. Enquanto seres humanos, não estamos adaptados a sermos piedosos. Somos falhos e programados para errar. Programar para tolerar é outra história.

Não acredito ser possível a tolerância sem um treinamento diário, pois se não tenho preceitos para tal, certamente, não serei capaz de ter uma conduta tolerante perante algo que não esteja de acordo com aquilo que posso compreender. Enquanto carne, a fraqueza não é só uma questão espiritual, ou para os incrédulos, mental. Somos capazes de atitudes que nossa mente não quer, não precisa, mas, enquanto carne, nos desviamos da conduta correta.

Comparo a prática da tolerância aos estudos, pois se eu ler um mesmo assunto várias vezes ao dia, ao longo de certo tempo, com certeza absoluta, o dominarei. Sendo assim, se treino minha mente, diariamente, a compreender “o outro” como um indivíduo diverso a mim, serei capaz de tolerar seus defeitos, assim como tolero os meus. Não é um exemplo prático, pois todo texto é teórico, embora possa ser colocado em prática.

Defendo aqui a ideia de que a teoria da tolerância na virtualidade, no papel ou em palavras deve ser colocada em prática. Entretanto, para que isso possa ocorrer é necessário treinar a nossa mente, para que o nosso corpo possa agir de acordo com nossas vontades, pois se agimos de uma maneira diversa daquilo que professamos, nossos atos se tornam tão abstratos quanto nossos pensamentos.

5 Comments


Verdade... Falar é fácil, quero ver fazer eheheh... Mas e se nossa sociedade tolarasse menos e agisse mais?


Aline, acredito que você esteja se referindo à política. Sendo assim, nesse quesito, também penso que as pessoas não deveriam tolerar bandalheiras. No entanto, até os nossos protestos se tornaram virtuais ou no papel, nada na prática, nada na ação. Tenho a sensação de que estamos vivendo numa "Era da mentira" que muitos chamam de "Era virtual". Mas este texto nada tem a ver com a tolerância à corrupção e, sim, à tolerância aos defeitos e atitudes do próximo, que são tão semelhantes aos nossos próprios defeitos e atitudes também.


Acho que a maioria dos seres humanos, sofre deste problema. (Isso me inclui). É meio que uma hipocrisia, mas não acho que seja por mal e sim por não conseguir controlar nossas atitudes. É fácil aconselhar, dizer ao outro, mas quando sentimos na pele, é tudo diferente. De fato, para tolerarmos o outro, é preciso muito exercício e prática. É necessário passar pelas situações e aprender.


Bom, acho que é hipocrisia não praticar o que se diz. E se as pessoas que não toleram os defeitos das outras não conseguem se controlar, não deveriam pregar algo que não fazem.


Exato. Falar é fácil. Reclamar mais ainda. Temos que agir! O facebook por exemplo é uma rede de hipocrisia. Lá todo mundo é santo e sem preconceitos. Todos sabem votar. É um paraíso! kkkkkkkk!!

Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates