0

“... Meus heróis morreram de overdose. Meus inimigos estão no poder...” (II)

Posted by Blogueira on 18:26 in

Todos são anti-heróis. Mas o que seria um anti-herói? Quase todos pensam que anti-heróis são, na verdade, vilões, mas não é bem por aí. Um anti-herói não é, necessariamente, mau, mas também não é, necessariamente, bom. Para se ter uma noção, em alguns estudos, Batman e Homem-Aranha são considerados anti-heróis e não heróis de fato. Isso os transforma em vilões? De maneira nenhuma! O que fica caracterizado é a questão de não serem apenas jovens bondosos e humanitários. Eles agem por um motivo pessoal, sendo assim, movidos por sua própria vaidade. Por exemplo, todos sabem que o Homem-Aranha sempre foi frustrado por ser um jovem criado pela tia e ter presenciado a morte do próprio tio, que havia lhe criado como filho. Homem-Aranha tem, portanto, um objetivo pessoal, prender assassinos como o assassino de seu tio. Outro exemplo a ser considerado é o Batman, um homem da elite que não suporta fazer parte dela e age fazendo justiça com as próprias mãos sem nenhum poder fantástico, apenas recursos financeiros que lhe permitem ter em mãos a mais sofisticada tecnologia.





Afirmo, sem medo de estar errada, que a raça humana é anti-heroína. Sempre falo isso para as pessoas. Outro dia, uma senhora (ex-aluna “EJA”) me disse que não faz nada por interesse. Então eu lhe perguntei: Por que você está nesta sala de aula? Ela respondeu em tom desafiador: Para aprender e me formar! Eu, calmamente, contra argumentei: Então, pelo menos dois interesses pessoais você tem: o primeiro é aprender e o segundo é obter um diploma. É claro que ela tem muitos outros interesses pessoais na vida, mas preferi não adentrar neste mérito, já que não obtive uma tréplica. É engraçado como ninguém quer ser anti-herói. Penso assim: Se fulano ou beltrano quer ser herói, que abra mão da família, dos amores, dos bens materiais e vá viver em prol dos outros, afinal, essa é a atitude um herói. Posso dizer, entretanto, que nunca tive a oportunidade de conhecer, pessoalmente, nenhum herói. Já ouvi falar... Conhecer, mesmo, ainda não tive a honra. Também não concordo com algumas designações. Por exemplo, sempre ouço alguém falando que Ayrton Senna foi um herói (risos). Acho cômico, pois o cara era competidor de um esporte elitista, que são pouquíssimos no planeta que terão a oportunidade de praticar e não fazia nada por ninguém, além dele mesmo. Suas funções se resumiam em competir e namorar mulheres lindas e famosas. Isso não é heroísmo. Nem bons em esportes esses caras do automobilismo são. Basta observar o caso do Schumacher, lhe deram um carro bom e ele ganhava, lhe deram um carro ruim e ele não ganha mais. Outro caso engraçado é quando alguém passa por um momento difícil e sai ileso. Lembro-me do caso dos mineiros que ficaram soterrados numa mina do Chile, saíram mais magros, mas sobreviveram. Todos os noticiários bradavam: Heróis! De quem eles salvaram a vida, a não ser a deles próprios? Também não vejo como heroísmo. E, para completar, cito o caso dos fortões e piriguetes do BBB (Reality show Big Brother Brasil) que são chamados o tempo todo de heróis pelo apresentador do programa, sobre este fato nem vou comentar, apenas rir.





Quero deixar claro que, ao longo da vida, as pessoas poderão ter atos de bravura com o próximo. Em segundos, se transformarão em heróis e em pouco tempo serão esquecidas e retornarão à condição humana. Atos e omissões, coragem e covardia, raiva e amor. As pessoas sempre serão movidas por sonhos, os seus próprios e poucas vezes do outro. Estarão sempre em primeiro lugar e, raramente, se colocarão no lugar do outro. Serão sempre anti-heróis, mas não excluo a possibilidade de existirem, em algum momento, razões e sonhos que não são os delas mesmas. Apenas em curtos intervalos poderão ser chamados de heróis, serão algumas vezes lembradas, mas no mais das vezes, serão esquecidas, pois não posso esquecer de que quem lembra e esquece também é humano, por isso toda fé é duvidosa e toda idolatria tem limite.




Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates