11

“... Meus heróis morreram de overdose. Meus inimigos estão no poder...” (I)

Posted by Blogueira on 19:52 in
Minha admiração pelo mágico universo dos super-heróis começou tarde, mas 'ainda bem' que começou. Tudo corria, calmamente, em minha vida quando uma professora universitária (já falecida) que costumava passar todos os alunos com a nota máxima pediu para que a turma se dividisse em grupos para analisar, cada grupo, um capítulo de um determinado livro. Dessa forma, toda a turma trabalharia o livro com as apresentações. Li minha parte do capítulo, fiz todos os slides e programei as falas de cada membro do meu grupo. Mas uma aluna, membro do meu grupo, me cobrou R$ 0,10 (dez centavos) que faltavam na divisão das fotocópias do capítulo. Nada contra pagar os R$ 0,10, mas naquela noite não dormi meditando sobre o ocorrido. Na manhã seguinte, liguei o computador e joguei os slides na lixeira virtual, juntamente com as divisões das falas dos membros do grupo. À noite, na faculdade, não só devolvi as páginas do capítulo que estavam comigo, como também joguei a moeda de dez centavos no chão. A partir daquele momento, percebi que havia me transformado em uma vilã, percebi que meu lado altruísta de fazer tudo pelo grupo sem exigir nada em troca se quer tinha sido notado. Eu havia me transformado em uma vilã, por um motivo simples, que seja! Daí, resolvi procurar a benevolente professora, que me presenteou com um capítulo brilhante de Umberto Eco “O mito do super-homem”, texto que jamais esquecerei, leria mil vezes se preciso fosse. Para minha surpresa, pessoas advindas de outros grupos por motivos familiares ao meu começaram a pedir para fazer parte do meu grupo. Formávamos, assim, um novo grupo: os vilões letrados.
O assunto do texto “O mito do super-homem” é tarefa para outro post, mas foi, com certeza, o desenrolar mais forte de minha composição vilã, meu lado mau para pequenas ações. Estou longe de ser a ‘mulher gato’ ou ‘Carmem Sandiego’ até porque não tenho nenhuma vocação para sedutora. Posso, porém, afirmar que vilões são seres que tiveram a sua porção boa afetada por outros seres. Ou seja, o lado mau de um vilão é despertado pelo desencadeamento da ordem natural de sua vida. Um simples fato pode mudar tudo. É claro que estou falando de maneira fictícia, mas o parágrafo introdutório é verdadeiro. Embora, sirva apenas para ilustrar que todo vilão já quis ser ou foi bom um dia. Sendo assim, decidi ir a fundo ao mundo dos heróis e por que não dos vilões? A troco de nada, decidi traduzir a ficção para a realidade. Quero dar exemplos reais! E nada melhor do que começar por mim mesma.
Os heróis me fascinam, mas os vilões são muito mais complexos, são seres carregados por uma energia muito maior do que a energia dos super-heróis. Entretanto, toda energia mal canalizada acaba sendo destrutiva para os outros ou (e) para si mesmo. Os vilões são, portanto, transformados pela má administração de seus próprios sentimentos e não existem dúvidas sobre isso.
Os próximos posts da série “... Meus heróis morreram de overdose. Meus inimigos estão no poder...” retratarão modelos de heróis, anti-heróis e vilões conhecidos e interpretados de formas mil em diversas partes do mundo. É a nova coluna do blog “Palavra em Debate”, que “não é ‘Coca Cola’, mas é isso aí”. 


Imagem: Google

11 Comments


dependendo do q assisto, acabo torcendo ou vibrando pelos vilões...

ótimo post!


http://ibagis.grandemidia.net


Parabéns pelo conteúdo do blog , está bem feito, a única coisa que estragou seu texto foi ter citado cazuza, mas isso é coisa minha, pessoal, o texto expressa um conflito tem sobre o poder e o heroismo, então não cabe mim questionar tanto o título, apenas compartilhamos de visões diferentes.

http://www.pequenosdeleites.com.br


Toda crítica construtiva é válida, obrigada. Também não sou muito "chegada" em Cazuza, mas eu gosto dessa frase.


Gosto dos anti-heróis.


Gosto dos anti-heróis, Cazuza não é o tipo de artista que gosto, mas sem dúvida ele fez músicas incriveis que retratam a realidade.


Na realidade, todos somos anti-heróis! (rs) O próximo texto dessa série tratará sobre "anti-heróis".


nós mesmos temos que ser nossos heróis ou vilões dependendo da situação


Olá :)

Acho que todos nós, temos um pouquinho de heróis e vilões... Por isso, que meu super herói favorito é o Ironman... Que apesar de ser todos os defeitos, tem também as melhor das qualidades: a sinceridade! Hehehe

Beijinhos


Também gosto da complexidade dos vilões... E daqueles heróis imperfeitos...


Muito bom o post. Adorei. Verdade é que todo sujeito é herói e vilão concomitantemente. Só precisa de um empurrãozinho para embalá-lo para um lado ou para outro.


Obrigada, Bráulio! :)

Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates