0

O aluno atrasado

Posted by Blogueira on 00:15 in , ,

Tenho um aluno que sempre chega aos dez minutos finais da minha aula. Mas, por incrível que possa parecer, é meu melhor aluno. Estranho? Sim. Nem eu fazia ideia de que tinha um aluno assim, porque existem coisas que a gente só percebe com a convivência.

Ele sempre copia a matéria de algum colega de sala e pega sempre os momentos finais das correções dos exercícios ou das minhas explicações que 99% dos alunos não entendem nada, pelo menos é o que sempre me dizem. Ele não faz perguntas e, até ontem (31/08/2011), era apenas mais um aluno que eu considerava fatigado de escola e que acha que conhecimento é desnecessário. Até ontem, eu estava errada.

A grande surpresa, que até me entusiasmou para sorrir para a vida, se deu quando o aluno chegou um pouco mais cedo do que de costume, puxou uma cadeira ao lado da minha mesa, enquanto seus colegas quebravam a cabeça para resolver um exercício simples. Quando percebi, eu estava conversando de igual para igual sobre Literatura com o aluno. Parecia um colega de profissão, daqueles apaixonados pelos mesmos assuntos que a gente. Há tempos não sinto um entusiasmo tão forte por um aluno. Aliás, acredito que nunca senti, pois, todos os alunos que tive até hoje, nunca me trouxeram nada de novo e nunca gostei de ‘trocar ideias' com eles. Pode até ser um defeito meu, mas ando sempre procurando algo para me acrescentar e, não, para diminuir minha autoestima ainda mais.

Por favor, Deus, me dê de presente mais alunos que me façam sentir vontade de experimentar ‘trocar ideias’. Mesmo que eles cheguem atrasados todos os dias.

Imagem: Google


Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates