0

“Minhas tardes com Margueritte”

Posted by Blogueira on 19:01 in ,


Eu sou suspeita para falar desse filme, pois adoro os filmes contracenados por Gérard Depardieu, que é um grande ator, com certeza. Entretanto, “Minhas tardes com Margueritte” desperta algo difícil de ser traduzido nos tempos atuais: o amor ao próximo. A partir de uma história, num primeiro olhar, simples, o filme consegue costurar um belo roteiro, digno de lágrimas no final e tudo mais. A simplicidade do contexto consegue tocar fundo.
Germain (Gérard Depardieu) é um homem rústico que tem uma complicada relação com a mãe, a qual começa a apresentar os dolorosos sinais de uma loucura real. A história é bem montada pelo fato de muitas das cenas emocionantes do filme fazerem parte apenas das lembranças do protagonista, que retoma trechos tristes e complicados de sua vida, que foram o que, com certeza, constituíram sua personalidade sofrida e, ao mesmo tempo, grandiosa.
O filme possui profundo diálogo com o mundo da leitura, já que Germain possui enorme dificuldade em montar e dar sentido às frases, até quando conhece Margueritte (Gisèle Casadesus). Uma simpática senhora, voraz e ávida por livros, que apresenta os indícios de uma eminente cegueira e precisa de um leitor para não perder, de fato, o contato com o mundo das letras. É nesse fabuloso encontro que se dá a magia do diálogo entre um homem cheio de amor para dar e uma idosa abandonada num asilo. Ambos têm muito a oferecer um ao outro, e o encontro entre os dois promete grandes surpresas que, é claro, não revelarei.
Outro foco central do filme baseado no livro “La Tête en Friche”, de Marie-Sabine Rogeré é a suposta falta de amor da mãe louca por seu filho de coração enorme. Será mesmo? Tudo fica a critério do espectador. Na minha humilde opinião, todo o conflito é gerado pela incapacidade de conseguir demonstrar os sentimentos. Muitas pessoas têm problemas com isso, sabia? Mas dessa vez não vou me incluir, pois não sou tão amarga assim. Também não posso me esquecer da relação do protagonista com sua namorada. Uma mulher preparada para amá-lo da forma que ele, verdadeiramente, é.
"Minhas tardes com Margaritte" é um filme curto e quando termina a gente sente uma imensa tristeza por ter terminado. Como algo que nos emociona tanto pode ter fim? Também acredito que este tipo de filme é a demonstração de que filmes ‘cult’ podem, sim, atingir um público mais popular, pela fácil assimilação. Mas tem gente que não gosta mesmo, deixa pra lá, né?
Convido o querido leitor a permitir-se mergulhar no universo desse roteiro tão interessante e mágico. Aliás, acredito que tudo que inclui livros é libertador, é arte e, sendo assim, é vida!

FICHA TÉCNICA
Diretor: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey, Jean-François Stévenin, François-Xavier Demaison, Claire Maurier, Sophie Guillemin
Produção: Louis Becker
Roteiro: Jean Becker, Jean-Loup Dabadie
Fotografia: Arthur Cloquet
Trilha Sonora: Laurent Voulzy
Duração: 82 min.
Ano: 2010
País: França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: ICE3
Classificação: 12 anos

Imagem: Google (Cartaz de divulgação do filme)




Copyright © 2009 Sempre Escrevendo All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates